Home > Espaço da imprensa

Entrevistas, artigos, comunicados de imprensa e seção de notícias do Usadobrasil.com.br

Usadobrasil.com.br
o projeto de dois jovens génios belgas.


Já em 2000, Bart e Vincent, os fundadores do Usadobrasil.com.br, estavam envolvidos na Internet na Bélgica.


Possuindo conhecimentos informáticos praticamente antes de o termo computador existir, Bart foi rapidamente notado pelo eBay, que o contratou no contexto da sua implementação europeia. Encontrava-se tudo ainda em fase de desenvolvimento na Web, pelo que Bart construiu conhecimentos sólidos em todos os aspetos do comércio eletrónico: tecnologia, naturalmente, mas também no marketing específico para este setor.

Durante os seis anos passados no eBay, Bart subiu na hierarquia, porém, cultivava secretamente o sonho de tornar-se independente…

Vincent é um pioneiro em estratégia Web. A otimização de motores de busca (SEO), a aquisição de audiência e o retorno sobre o investimento (ROI) são tarefas diárias para si desde muito antes do aparecimento das redes sociais. Consultor e estrategista, orientou um grande número de empresas para a era digital e antecipou os desenvolvimentos que tornaram a Web naquilo que é hoje.

Após sete anos de consultoria, Vincent tornou-se um especialista reconhecido em estratégia digital e pretendeu aplicar esses conhecimentos no contexto das principais marcas de retalho da Internet que estavam a entrar na Europa e a ganhar quotas de mercado.

Em 2010, Bart e Vincent conheceram-se no maior site de vendas privadas no Benelux. Para ambos, esse foi um ano de novos desafios para um sistema de venda que estava a expandir-se exponencialmente.

A sua visão de mercado é clara: a crise mundial levou os utilizadores a procurar mais e melhores negócios. Apesar de o volume de anúncios classificados ser já impressionante (500 000/dia), a questão assentava na dificuldade de alguns utilizadores navegarem na infinidade de anúncios.

Tendo isso em conta, apresentaram o conceito de um “mega site” de fácil utilização dedicado a produtos em segunda mão e vintage que incluiria um forte motor de busca e funcionalidades avançadas. Bart e Vincent desafiaram-se a si próprios – apoiados pela respetiva experiência profissional e conhecimentos no tratamento de amplas bases de dados — para criar um Web site que permitiria às pessoas encontrar os melhores negócios a partir de 50 milhões de anúncios classificados colocados online no Reino Unido.

Como o fazer? Através da criação de algoritmos e filtros avançados que permitem criar bases de dados personalizadas de acordo com os perfis de pesquisa do utilizador. Era preciso ser um génio para pensar nisso!

O ano 2011 assistiu ao lançamento da versão beta do primeiro portal dedicado ao mercado de segunda mão.
O Usadobrasil.com.br começou como uma empresa emergente com a ajuda da família e dos amigos que acreditavam no conceito. Esta é uma história de sucesso das TI que começou num sótão em vez de numa garagem…
Os recursos disponíveis são levados ao limite, dedicando os dois sócios o seu tempo livre à otimização do site, à instalação de novos servidores em alpendres, à resolução de problemas técnicos, etc., tudo isso enquanto verificam as estatísticas dos visitantes e os volumes de comércio no Usadobrasil.com.br, os quais aumentam num crescendo.

Um conceito em contínua evolução com o objetivo de melhor responder às necessidades dos utilizadores à procura de produtos em segunda mão.
As otimizações e inovações sucederam-se à medida que o tempo foi passando, aproximando uma comunidade ativa e leal que conta hoje com quase 1,5 milhões de visitantes por mês só no Reino Unido.

Os excelentes resultados incentivaram Bart e Vincent a manter o ritmo através de adições regulares de novos serviços como, por exemplo, a recente aplicação móvel do Usadobrasil.com.br.

O Usadobrasil.com.br é fruto de uma colaboração profissional, contudo, é também o resultado de uma fusão de interesses comuns entre dois amigos verdadeiros e apaixonados pela aplicação das novas tecnologias às necessidades de pessoas comuns.

Trata-se de um verdadeiro espírito de partilha de conhecimentos — que contrasta visivelmente com as práticas atuais do setor da Internet — e de colocar o utilizador no centro de um projeto.

A popularidade crescente do primeiro website criado tem ajudado o crescimento nos outros países. Bart e Vincent expressão seu desejo de levar aos usuários um site que ajuda as pessoas todos os dias a encontrar os melhores descontos. A Bélgica, com site-annonce.be e no Reino Unido, com for-sale.co.uk já são países onde o sucesso está confirmado. Com a experiência ganha, o for-sale.ie foi lançado na Irlanda, site-annonce.fr na França e in-vendita.it na Itália. Há milhões de usuários utilizando nossas diferentes plataformas. Em toda a Europa sites similares estão sendo lançados com a finalidade de se adaptar às necessidades do país, como no caso da Espanha, com o site compra-venta.es ou na Alemanha, com o site gebraucht-kaufen.de. Mas a história não parece parar no continente europeu. O norte da América também já está fazendo parte através do used.forsale nos EUA e canada.for-sale.com no Canadá. Posteriormente, a Ásia e a América do Sul foram novos desafios para a equipe. A companhia também está presente na Índia via for-sale.in e no Brasil via usadobrasil.com.br.